Compartilhar
Alimentação: quanto mais colorido, melhor!
Há Por LUANA PEDROSO DOS SANTOS as 18:27 - 27/10/2023 Bem-Estar
Compartilhar
Durante o verão, é fundamental se hidratar e basear o cardápio em pratos leves no calor.
O verão está chegando! Época de temperaturas altas, a estação é marcada pelos dias bonitos e, é claro, também é quando temos um número maior de confraternizações, além do Natal e do réveillon. Além de ser a época mais quente, essa é também quando acostumamos dar a famosa descuidada com a alimentação: churrascos, ceias e muita comida boa – nem sempre saudável ou leve – dão o tom. Vale lembrar que equilíbrio é tudo na vida, então dê espaço às saladas que são saudáveis e podem levar uma grande variedade de legumes, folhosas e até frutas.
O excesso de alimentos gordurosos e pesados na dieta gera sensação de desconforto, como azia e até dores de cabeça. Alimentos com bastante líquido na composição – como frutas, legumes e verduras – ajudam a evitar isso, ainda mais porque nos dias quentes a tendência, além de tudo, é a de suar mais e o corpo aumentar a temperatura.
Nos dias mais quentes, é indicado beber pelo menos 2 litros de líquido. Uma dica é carregar sempre uma garrafinha de água, mantendo-se hidratado sempre que possível. “Ah, mas tem que ser água?” Nem sempre! Há alternativas, para quem acha difícil tomar água apenas, sucos de frutas, chimarrão, tererê, chás e ainda água saborizada com frutas, que ainda têm a vantagem de ter baixa concentração calórica.
Outra opção saudável está nos peixes e frutos do mar cozidos, por serem carnes mais leves e de fácil digestão, além de ter complexos vitamínicos como Ômega 3, cálcio e fósforo.