Compartilhar
Como o protetor solar funciona?
Há Por LUANA PEDROSO DOS SANTOS as 19:15 - 27/10/2023 Bem-Estar
Compartilhar
Ainda nem chegou o verão e o brasileiro já está lidando com temperaturas altíssimas e muito sol. Como o calor pede praia, piscina e atividades ao ar livre, é preciso investir em bonés, sombrinhas e filtro solar, já que todo cuidado com a nossa pele é pouco. Mas como o protetor solar funciona?
O funcionamento dos filtros solares pode acontecer refletindo ou absorvendo os raios UV – de modo que a pele não os absorva. O efeito protetivo irá variar conforme o tipo de fórmula. Filtros solares físicos impedem que a pele absorva os raios por conterem substâncias refletoras. A ação dos filtros solares químicos funcionam quando os raios atingem o corpo encontrando as moléculas do produto, onde a pele recebe uma fração menos agressiva de energia solar e refletindo o restante. Os números nas embalagens dos protetores solares representam o fator de proteção solar (FPS), que significa o quanto da radiação realmente será absorvida pela pele. Quanto mais alto o FPS, menos raios UV a pele absorve.
Os raios UVA são responsáveis pelo bronzeamento e, dependendo do tempo de exposição, podem causar câncer de pele. Os raios UVB, que chegam em menor quantidade à atmosfera, são os que causam queimaduras solares e os principais responsáveis pelo câncer de pele.
Além do câncer, o uso de protetores solares protege contra o aparecimento de rugas, envelhecimento precoce, perda de elasticidade e vermelhidão da pele (eritema) o que faz com que seja importante utilizá-lo mesmo em ambientes fechados, pois a luz visível emitida pelos aparelhos eletrônicos, podem influenciar nesses processos.
Por isso, não tem desculpa para não usar protetor solar no corpo todo e todos os dias e em qualquer estação. Existem protetores solares específicos para o rosto (onde a pele é mais sensível) e quem tem medo das espinhas pode apelar para protetores solares para pele oleosa.
O catálogo da Nissei tem protetor solar para todo gosto. Confira!