Compartilhar
Como podemos lidar com a incontinência urinária?
Há Por Anônimo as 14:30 - 7/07/2020 Melhor Idade
Compartilhar
Ao contrário do que muitos pensam, não são apenas os idosos que apresentam o problema; além das fraldas, os absorventes e calcinhas adaptadas são algumas alternativas seguras para quem sofre com o distúrbio.
Você sabia que incontinência urinária não acontece exclusivamente nos idosos?
Maus hábitos, como segurar a urina ou não esvaziar completamente a bexiga, também contribuem para o surgimento da incontinência. Por outro lado, para quem já sofre com o problema, alternativas de tratamentos e produtos além das fraldas podem ajudar a diminuir o desconforto.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, cerca de 45% das mulheres e 15% dos homens acima de 40 anos apresentam incontinência urinária.
Caracterizada como a perda involuntária da urina pela uretra, ela pode ser dividida em três diferentes tipos: de esforço, de urgência ou mista, quando ambas estão associadas.
No primeiro caso, é provocada pelo enfraquecimento das estruturas que sustentam a uretra e a bexiga. Assim, o simples fato de espirrar, tossir, correr, rir, pular ou praticar algum esforço físico pode resultar na perda de urina. Já as incontinências de urgência acontecem quando existe uma vontade súbita de fazer xixi, tão forte, que não é possível chegar ao banheiro a tempo.
Ainda assim, a boa notícia é que, para quem sofre com o problema, já existem alternativas que ajudam a diminuir o desconforto. Além das fraldas adultas, usadas para casos mais severos ou de pessoas com pouca mobilidade, também é possível optar pelos absorventes, indicados para pequenos vazamentos, ou até mesmo roupas íntimas adaptadas, que possibilitam mais segurança e mobilidade.
Além disso, tratamentos medicamentosos, orientações dietéticas e comportamentais, fisioterapias ou cirurgias, podem resolver o problema, variando conforme a necessidade ou gravidade de cada quadro. Por isso, caso comece a apresentar algum sintoma, deve-se procurar um especialista.
Também é importante estar atento aos fatores de risco. No caso das mulheres, tosse crônica, obesidade, gravidez, cirurgias pélvicas, diabetes, obesidade e até mesmo ter muitos filhos são os principais. Para os homens, as cirurgias na próstata são o maior motivo. Além disso, após os 70 anos, a chance de apresentar incontinência urinária pode aumentar em até cinco vezes.
Em caso de dúvidas, procure seu médico. Lembrando que na Nissei você encontra diferentes produtos para quem sofre com incontinência urinária, de acordo com a necessidade de cada cliente. Para saber mais, procure a unidade mais próxima ou acesse nosso site.