Indicações:
A Cimetidina comprimido revestido é utilizada para tratar pacientes com distúrbios do trato gastrintestinal superior, cuja diminuição da acidez, alcance da remissão e prevenção de recidivas gerem benefícios relacionados ao alívio de sintomas em casos de: pacientes com úlcera duodenal, úlcera gástrica benigna, úlcera de boca anastomótica e pós-cirúrgica, úlcera péptica recorrente e esofagite péptica; para controlar patologias caracterizadas por hipersecreção, como a Síndrome de Zollinger-Ellison, mastocitose sistêmica, edenomas endócrinos múltiplos, síndrome pós-operatória de intestino curto e hipersecreção idiopática; para previnir a ocorrência de úlceras decorrentes de estresse em pacientes com doença grave e com alto risco, além de ser utilizado como suporte no tratamento de hemorragia causada por úlcera péptica e erosões no trato gastrintestinal superior; pacientes com anestesia geral e mulheres que sofreram parto cesariano, pois ocorre diminuição da acidez e do volume gástrico, com consequente redução da possibilidade de ocorrência de prejuízo dos pulmões pela aspiração do conteúdo gástrico (Síndrome de Mendelson); tratamento momentâneo de sintomatologia de dispepsia, como dor abdominal superior, quando relacionadas às refeições e cujas causas não foram identificadas; prevenção de recorrência de úlcera gástrica, duodenal e complicações frequentes, bem como em pacientes com patologias simultâneas as quais possam aumentar o risco normal de cirurgias. Nestes casos de prevenção da recorrência de úlceras e pacientes com patologias simultâneas, foram demonstradas eficácia e segurança através da observação de alto número de pacientes tratados por mais de três anos com doses reduzidas de Cimetidina.
Contraindicações:
Este medicamento é contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade à Cimetidina ou a qualquer outro componente da formulação. Atualmente não se tem um grande volume de informações sobre a utilização de Cimetidina em mulheres grávidas e não houve relato de reação adversa grave nestas pacientes. A realização de estudos teratogênicos em animais não demonstrou risco da utilização deste medicamento no período da gestação. Cimetidina comprimido revestido não deve ser utilizada por mulheres grávidas e esta administração só deve ocorrer se a avaliação do médico demonstrar que o benefício se sobrepõe ao risco. Com relação à lactação, não há disponibilidade de dados adequados a respeito dos efeitos de Cimetidina, embora estudos realizados em animais não demonstrem riscos à lactação e amamentação da prole. Como ocorre secreção de Cimetidina no leite humano e não se sabe ao certo quais os efeitos decorrentes, a amamentação não deve ocorrer durante a utilização deste fármaco.
Reações Adversas:
Diarreia leve e transitória, cansaço e tontura.
SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. ESTE PRODUTO É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.