Indicações: Mesacol MMX é indicado como anti-inflamatório de ação local no tratamento da colite ulcerativa ativa leve a moderada na fase aguda (indução da remissão) e na manutenção da remissão.
Contraindicações: Este medicamento não deve ser usado por pacientes com:
- história de alergia à família de medicamentos conhecida como salicilatos (que inclui o ácido acetilsalicílico) à mesalazina à sulfassalazina ou a qualquer dos componentes da fórmula;
- insuficiência hepática e/ou renal graves;
- úlcera gástrica e duodenal ativa;
- tendência elevada a sangramento.
Reações adversas: Como todo medicamento Mesacol MMX pode causar reações adversas embora a maioria dos pacientes não as apresente.
Há relatos das seguintes reações adversas: reações comuns (ocorrem em 1% a 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): dor de cabeça flatulência (gases intestinais) náusea vômitos dor de estômago sensação de estômago cheio (sensação de plenitude gástrica) diarreia indigestão colite dor nas articulações dor nas costas fraqueza sensação de cansaço febre coceira na pele acompanhada ou não por manchas avermelhadas (exantema); urticária e inchaço da face; testes de função hepática alterados.
Precauções:Mesacol: MMX deve ser administrado com precaução e cuidado a pacientes com história de úlcera no estômago ou no duodeno com a função renal (do rim) ou hepática (do fígado) prejudicada (leve a moderada) a pacientes asmáticos ou com problemas crônicos da função pulmonar ou que tenham tido inflamação do coração (miocardite ou pericardite).
Em caso de ocorrência de problemas renais durante o tratamento o médico deve ser informado e
deve-se suspeitar de nefrotoxicidade induzida pela mesalazina. Nestes casos recomenda-se monitorar a função renal especialmente no início do tratamento.
MESACOL MMX 1200MG É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.