Indicação:
Garasone® solução gotas estéril está indicado para o tratamento de inflamação dos olhos, quando for necessário o uso adicional de um antimicrobiano. Garasone® solução gotas estéril também é indicado no tratamento de lesões do conduto auditivo externo (região do ouvido), como otite externa aguda ou crônica (inflamação de ouvido), dermatite eczematosa (inflamação da pele), dermatite seborreica (inflamação das áreas do corpo onde se produz suor) e dermatite por contato com infecção produzida por microrganismos sensíveis à gentamicina.
Contraindicação:
Não utilize Garasone® se você já teve alergia ou alguma reação anormal a qualquer um dos componentes da fórmula do produto.
Garasone® solução gotas estéril é contraindicado em casos de ceratite epitelial causada por herpes simples (ceratite dendrítica), vacina, varicela e afecções viróticas da córnea e conjuntiva, infecções fúngicas ou bacterianas dos olhos ou do ouvido e tracoma (conjuntivite granulosa devido a Chlamydia tracomatis).
É contraindicado o uso de combinações de corticosteroides/antibióticos após remoção de corpo estranho da córnea.
Garasone® solução gotas estéril é contraindicado em pacientes com ausência ou perfuração das membranas timpânicas.
Como com todos os produtos oftálmicos que contêm cloreto benzalcônio, os pacientes devem ser aconselhados a não utilizar lentes de contato flexíveis durante o tratamento com Garasone® solução gotas estéril.
Este medicamento é contraindicado para menores de 8 anos.
Modo de Uso:
Uso otológico e oftálmico.
Garasone® solução gotas estéril só deve ser usado por via oftálmica ou otológico. Não deve ser injetado por via subconjuntival ou aplicado diretamente dentro da câmara ocular anterior.
Uso oftálmico
A posologia de Garasone® deve ajustar-se às necessidades de cada caso e de acordo com a orientação médica. A duração do tratamento oftálmico deverá variar de acordo com o tipo e a gravidade da lesão ocular. De um modo geral, recomenda-se aplicar 1 a 2 gotas da solução gotas estéril de Garasone® no fundo do saco conjuntival do olho afetado, 3 a 4 vezes por dia. Nos casos agudos, esta frequência poderá ser aumentada para até 2 gotas da solução gotas estéril de hora em hora ou de 2 em 2 horas, reduzindo-se a dose tão logo se obtenha o controle da afecção. Recomenda-se não ultrapassar 10 dias de tratamento.
Uso otológico
Limpe cuidadosamente o cerume e a descamação do conduto auditivo externo. A posologia inicial de Garasone® é de 3 a 4 gotas da solução gotas estéril, 2 a 4 vezes por dia. O paciente deverá deitar-se com o ouvido afetado para cima e permanecer nesta posição por alguns minutos após ter sido pingada a solução gotas estéril, a fim de assegurar a penetração da medicação no conduto auditivo.
Reduzir a posologia gradativamente assim que houver resposta favorável, e interromper o tratamento quando a cura for obtida.
Pode-se introduzir uma mecha de algodão embebida com a solução gotas estéril no conduto auditivo. Esta mecha deverá ser mantida úmida, adicionando-se mais solução gotas estéril a cada 4 horas. A mecha deverá ser trocada no mínimo a cada 24 horas. Recomenda-se não ultrapassar 10 dias de tratamento.
Em casos crônicos oftálmicos ou otológicos, a retirada do medicamento deve ser realizada gradativamente (reduzindo-se a frequência da aplicação).
Cultivo de material palpebral e provas de sensibilidade patogênica poderão ser necessários se os sinais e sintomas persistirem ou retornarem após o tratamento recomendado.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. ESTE PRODUTO É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA