Endectocida utilizado no tratamento de infestações por helmintos, carrapatos, sarna demodécica, sarna sarcóptica e sarna otodécica em cães.
Mectimax 12mg é um endectocida utilizado no tratamento de infestações por helmintos (Ancylostoma caninum, Toxocara canis, Trichuris vulpis, Dypilidium caninum), carrapatos (Rhipicephalus sanguineus), sarna demodécica (Demodex canis), sarna sarcóptica (Sarcoptes scabei) e sarna otodécica (Otodectes cynotis) em cães.
Posologia e modo de usar:
Administrar o Mectimax 12mg pela via oral e na dose indicada conforme tabela abaixo:
* O Mectimax demonstrou eficácia contra carrapatos por até 35 dias após a segunda administração. Estudos de segurança com as posologias mencionadas abaixo, não implicaram em efeitos adversos e, portanto, podem ser utilizadas de acordo com a gravidade do quadro e a remissão dos sintomas, a critério do médico veterinário: • 0,6 mg/kg, a cada 24 horas, durante 90 dias consecutivos para cães. A duração do tratamento deve ser feita sob orientação do Médico Veterinário.
Contraindicações:
Não utilizar medicamentos com o prazo de validade vencido.
Não utilizar em animais que apresentem hipersensibilidade a qualquer um dos componentes do produto.
Em animais com mutações genéticas no gene MDR1, que é o responsável pela metabolização de fármacos dependentes da glicoproteína P, poderá haver ineficiência de proteção à barreira hematoencefálica e, consequentemente, no caso das lactonas macrocíclicas como a ivermectina, haverá ligação ao GABAA e acúmulo do fármaco no sistema nervoso central (SNC), expondo o paciente a um alto risco de eventos adversos neurológicos. Dessa forma, em raças que apresentam alta incidência desta mutação, a ivermectina é potencialmente tóxica, e não deve ser utilizada.
As raças que possuem o uso contraindicado são: Collie, Pastor de Shetland, Border Collie, Sheepdog Inglês, Pastor Australiano, Pastor Australiano Miniatura, Pastor Alemão, Pastor Branco Suíço Whippet, Wäller e nos cruzamentos destas raças. O uso requer cautela em cães das raças Bearded Collie, Pastor da Anatólia, Galgo Inglês (Greyhound), Pastor Belga, Tervueren, Kelpie Australiano, Borzoi, Boiadeiro Australiano (Blue heeler/ Red heeler), Samoyeda, Silken Windhound, McNab, West Highland White Terrier e nos seus cruzamentos, já que também estão descritas como sensíveis ao fármaco.
Embora de ocorrência rara, pode haver sensibilidade individual às lactonas macrocíclicas em raças de cães e seus cruzamentos não descritos anteriormente.
Como as Ivermectinas são substâncias lipofílicas, recomenda-se cautela também no uso em pacientes com sobrepeso.
Só aqui no
Hiperzoo você encontra as melhores condições!