Indicações:
Prós (mesilato de doxazosina) é indicado para o tratamento dos sintomas da hiperplasia prostática benigna - HPB - (doença caracterizada pelo aumento benigno da próstata), assim como para o tratamento da redução do fluxo urinário associada à HPB. Prós (mesilato de doxazosina) pode ser administrado em pacientes com HPB que sejam hipertensos (sofram de pressão alta) ou normotensos (tenham pressão normal). Não são observadas alterações clinicamente significativas na pressão sanguínea de pacientes normotensos com HPB. Pacientes com HPB e hipertensão apresentam ambas as condições tratadas efetivamente com Prós (mesilato de doxazosina) como monoterapia (um único remédio tratando as duas doenças). Prós (mesilato de doxazosina) também é indicado para o tratamento da hipertensão e pode ser utilizado como agente inicial para o controle da pressão sanguínea na maioria dos pacientes. Em pacientes sem controle adequado com um único agente anti-hipertensivo, Prós (mesilato de doxazosina) pode ser administrado em associação a outros medicamentos para pressão alta, tais como diuréticos tiazídicos, betabloqueadores antagonistas de cálcio ou agentes inibidores da enzima conversora de angiotensina. Seu médico prescreverá a melhor opção de tratamento para o seu caso.
Contraindicações:
Não utilize Prós (mesilato de doxazosina) se você: tem alergia à doxazosina, outros tipos de quinazolinas (como: prazosina ou terazosina) ou à qualquer outro componente deste medicamento; está amamentando; tem próstata aumentada (hiperplasia benigna da próstata) e pressão baixa; apresenta história de uma condição conhecida como “hipotensão ortostática”, forma de pressão baixa que faz você se sentir tonto ou atordoado quando se levanta; tem próstata aumentada juntamente com uma das seguintes condições: qualquer tipo de congestão ou bloqueio do trato urinário, infecção crônica do trato urinário ou pedras na bexiga; tiver incontinência urinária por transbordamento (ausência de vontade de urinar) ou anúria (organismo não produz urina) com ou sem problemas renais.
Reações adversas:
Infecções do trato respiratório, infecções do trato urinário; tonturas, dor de cabeça, sonolência; vertigens; palpitações, taquicardia; hipotensão, hipotensão postural; bronquite, tosse, dispneia (dificuldade em respirar), rinite (inflamação da mucosa nasal); dor abdominal, dispepsia (dificuldade na digestão), boca seca, náuseas; prurido; dor lombar, mialgia (dor muscular); cistite (inflamação da bexiga), incontinência urinária; impotência; astenia (falta de forças), dor no peito, sintomas do tipo gripais, edema periférico (inchaço dos membros).
Precauções:
Prós (mesilato de doxazosina) não é indicado durante a gravidez sem orientação médica e seu uso durante a amamentação é contraindicado. Avise ao seu médico ou cirurgião-dentista se você estiver amamentando ou vai iniciar amamentação durante o uso deste medicamento. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Não opere máquinas ou dirija veículos, especialmente no início do tratamento com Prós (mesilato de doxazosina). Sua habilidade para essas tarefas pode estar prejudicada. Como este medicamento contém lactose, seu emprego não é recomendado em pacientes com doenças hereditárias raras de intolerância à galactose, deficiência de lactase de Lapp ou má absorção de glicose-galactose. Ereções prolongadas e priapismo (ereção persistente e dolorosa do pênis) foram relatados com bloqueadores alfa-1, incluindo a doxazosina. No caso de uma ereção persistente por mais de 4 horas, procure assistência médica imediata. O priapismo quando não tratado imediatamente pode resultar em danos ao tecido do pênis e na perda permanente de potência. Prós (mesilato de doxazosina) não é indicado para uso em crianças.