Indicação:
Slinda é uma pílula anticoncepcional, usada para prevenir a gravidez.
Contraindicação:
Não tome Slinda se você:
Estiver grávida ou com suspeita de gravidez;
Tem problemas no fígado, incluindo tumores no fígado. Se tem (ou alguma vez teve) uma doença do fígado e a sua função hepática ainda não é normal;
Tem ou teve câncer de mama ou qualquer câncer que seja sensível aos hormônios femininos;
É alérgica à drospirenona ou a qualquer um dos ingredientes do Slinda. Veja no item "Composição" a lista completa de ingredientes;
Tem doença renal grave ou insuficiência renal. Se os seus rins não estão funcionando bem;
Tem insuficiência adrenal. Se as glândulas suprarrenais (glândulas localizadas logo acima dos rins) não estiverem produzindo hormônios suficientes;
Tiver um coágulo num vaso sanguíneo das pernas (trombose venosa profunda), dos pulmões (embolia pulmonar) ou outros órgãos;
Tiver algum distúrbio cardiovascular significativo, como diabetes com vasos danificados ou pressão arterial alta não controlada;
Tiver algum sangramento vaginal inexplicável.
Se alguma destas condições ocorrer enquanto estiver tomando Slinda, pare de tomar imediatamente e fale com seu médico. Use contracepção não hormonal quando você parar de tomar Slinda.
Antes de tomar Slinda, informe o seu médico sobre todos os seus tratamentos médicos e condições, incluindo se você:
Está grávida ou pensa que pode estar grávida;
Teve amarelamento da pele ou olhos (icterícia) causados pela gravidez (colestase da gravidez).
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento.
Informe o seu médico sobre todos os medicamentos que toma, incluindo medicamentos isentos de prescrição, vitaminas e fitoterápicos.
O Slinda pode afetar a forma como outros medicamentos atuam e outros medicamentos podem afetar a eficácia de Slinda também.
Conheça os medicamentos que você toma. Mantenha uma lista deles para mostrar ao seu médico e ao farmacêutico antes de você começar a tomar um novo medicamento.
Modo de Uso:
Tome sempre este medicamento exatamente como o seu médico prescreveu. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.
Cada blister de Slinda contém 24 comprimidos ativos brancos e 4 comprimidos placebos verdes. Os comprimidos de cores diferentes estão dispostos na ordem em que devem ser administrados.
Decida qual a melhor hora do dia para você tomar sua pílula anticoncepcional e tome um comprimido de Slinda® todos os dias, aproximadamente no mesmo horário, para que o intervalo entre dois comprimidos seja sempre de 24 horas. É importante tomá-lo na mesma hora todos os dias e na ordem das setas indicada no blister.
Tenha um método de contracepção reserva (preservativos ou espermicida) sempre disponível.
Este medicamento não protege contra as doenças transmitidas por relações sexuais, inclusive a AIDS. Para essa proteção é recomendado que você ou seu parceiro use preservativo (camisinha) em cada relação sexual.
Não confunda os comprimidos
Devido à composição diferente dos comprimidos, é necessário começar com o primeiro comprimido no canto superior esquerdo e seguir tomando os comprimidos todos os dias. Para a ordem correta, siga a direção das setas e a sequência de números indicados no blister.
O primeiro comprimido do tratamento deve ser tomado no primeiro dia do sangramento menstrual. Depois disso, a tomada de comprimidos é contínua. Tome um comprimido ativo branco durante os primeiros 24 dias e depois um comprimido placebo verde nos últimos 4 dias. Em seguida, deve iniciar imediatamente uma nova cartela (24 comprimidos ativos brancos seguidos de 4 comprimidos placebo verdes) sem interromper a ingestão diária de comprimidos. Não há, portanto, nenhuma pausa entre as cartelas.
Você pode apresentar algum sangramento de escape durante o uso de Slinda, também é possível você não ter nenhum fluxo menstrual, mas deve continuar tomando os seus comprimidos normalmente sem interrupção.
Se você usar o Slinda desta maneira, estará protegida contra a gravidez também durante os 4 dias em que estiver tomando os comprimidos placebos (verde).
Mantenha um calendário para acompanhar seu ciclo
Se esta é a primeira vez que toma pílulas anticoncepcionais, mantenha um calendário para acompanhar seu período e leia o item abaixo.
Quando devo começar a tomar Slinda?
Se você começar a tomar Slinda e se você nunca usou um método de controle de natalidade hormonal antes, saiba que existem duas maneiras de começar a tomar suas pílulas anticoncepcionais.
Você pode começar em um domingo (Leia o item Começando no Domingo); ou
Você pode começar no primeiro dia do seu período menstrual (Leia o item Começando no Dia 1).
Seu médico deve lhe dizer quando começar a tomar a pílula anticoncepcional.
Começando no Domingo
Você usará o Início no Domingo se o seu médico lhe disser para tomar seu primeiro comprimido no Domingo.
Use método contraceptivo de reserva não hormonais, como preservativos ou espermicida, durante os primeiros 7 dias do primeiro ciclo que você começar a tomar Slinda.
Instruções para usar a cartela de sua pílula:
Olhe para a sua cartela de Slinda. Veja a figura A.
Tome o comprimido de número 01 no Domingo após o início do seu período.
Se o seu período começar num Domingo, tome o comprimido “01” naquele dia e consulte as Instruções do Dia 01 para o início conforme descrito abaixo.
Tome um comprimido todos os dias na ordem do blister e na mesma hora todos os dias por 28 dias. Depois de tomar o último comprimido no dia 28 do blister, comece a tomar o primeiro comprimido de uma nova cartela, no mesmo dia da semana que a primeira cartela (domingo). Tome o primeiro comprimido da nova cartela se você estiver ou não menstruando.
Começando no Dia 01 Início
Você utilizará o Dia 01 Início se o seu médico lhe disser para tomar seu primeiro comprimido (Dia 01) no primeiro dia do seu ciclo.
Tome um comprimido todos os dias na ordem do blister, na mesma hora durante 28 dias.
Depois de tomar o último comprimido no dia 28 do blister, comece a tomar o primeiro comprimido de uma nova cartela, no mesmo dia da semana como na primeira cartela. Tome a primeira pílula da nova cartela mesmo que você não esteja tendo fluxo menstrual.
Se você começar a tomar Slinda® e estiver mudando de outra pílula anticoncepcional:
Inicie a sua cartela de Slinda no mesmo dia em que você iniciaria a próxima cartela do anticoncepcional anterior.
Não continue a tomar os comprimidos do seu anticoncepcional anterior.
Preparação da cartela
Para ajudar você a acompanhar as tomadas de sua pílula corretamente, 7 adesivos com os sete dias da semana são fornecidos para colar na cartela. Escolha o adesivo semanal que começa no dia em que você começa a tomar os comprimidos (por exemplo, se começar na quinta, use o adesivo semanal que começa com “QUI”) e coloque-o na cartela sobre as palavras “Cole a etiqueta do dia aqui” para que o primeiro dia esteja acima do comprimido marcado como “Início”. Existe agora um dia indicado acima de cada comprimido e você pode verificar se tomou um determinado comprimido. As setas e os números consecutivos mostram a ordem para você tomar os comprimidos.
https://pro.consultaremedios.com.br/bula/slinda
SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. ESTE PRODUTO É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.